domingo, 23 de maio de 2010

inovação = idéias. Esteja preparado para elas!


Estou lendo um livro chamado “O ócio criativo”, de Domenico de Masi, para uma disciplina da pós. Confesso que este livro está pirando minha cabeça. Ele fala de muita coisa, mas em linhas gerais de como e porque os únicos trabalhos que serão mantidos são aqueles ligados à criatividade, inovação, pensamento, como cientistas, jornalistas, designers, etc. Estas profissões serão valorizadas, pois a parte técnica e mecânica será cada vez mais delegado às máquinas. E que o trabalho “perfeito” é aquele que mistura trabalho, estudo e jogo. Por exemplo, uma equipe que vai gravar um filme: atores, diretores, roteiristas, câmeras, etc todos trabalham, precisam estudar, se manter atualizados, mas ao mesmo tempo se divertem durante o trabalho, e aprendem.

No laboratório também tem muito dessa tríade trabalho-estudo-diversão. Especialmente porque orgulhosamente faço parte de uma equipe ótima, brilhante, e nos divertimos muito no cubículo dividido atualmente por seis pessoas. Cada um sabe do trabalho do outro, aprende, dá palpite, segura as pontas. Agora o comboio para o lanche aumentou de dois (eu e Ju) para cinco (eu, Ju, Milena, Fernanda e Maíra)!!! Tudo bem que raramente saímos as cinco juntas, mas não menos que três. E é impressionante como na hora do lanche também falamos de... trabalho. É um gel que não deu certo, muitas análises no Scalibur para fazer, as pipetas que estão endurecidas... às vezes fico me achando um pouco chata de só ficar falando disso, mas fazer o quê, sempre fica na minha cabeça! Tudo bem, claro que temos espaço para falar amenidades, como as séries Glee, Dexter, e na última sexta tivemos um debate acalorado sobre novelas (e você, assume que assiste à novela?)

De Masi também fala que boas idéias vêm a qualquer momento e lugar, sob qualquer estímulo. Estava lendo mais um capítulo para a disciplina e... voilà! Me surgiu uma idéia para um conto, ou uma crônica. A idéia para este post surgiu à 1 da madrugada de um domingo, que eu não conseguia dormir, com insônia. Poderia ter ficado rolando na cama, ou ido assistir a TV, mas o que fiz? Levantei, papel e lápis na mão e fiz um rascunho. Percebo que essas idéias me vêm com freqüência um pouco antes de dormir, quando fico na cama, pensando, esperando o sono vir. E o que aprendi com o livro é respeitar e aproveitar esses momentos particulares para trazer à tona as questões para as quais preciso de respostas. E principalmente, anotar. Deixar um papel perto da cama, ter qualquer rascunho à mão, e anotar. Idéias são fugazes, se deixar para anotar depois, a sua essência já se foi. E escrever instiga a pensar, força a mente a desenvolver a idéia.

Idéias também podem vir da necessidade. Me orgulho de uma pequena invenção, para resolver um problema no lab. Eu chamo meu dispositivo de adaptator tabajara. [ainda não vou contar antes de tirar umas dúvidas quanto ao direito autoral com a agência UFRJ de inovação. Já deve existir algo similar, mas não vou dar bobeira...]

Às vezes fico frustrada de não conseguir acompanhar tudo, ler tudo, visitar tudo que é interessante e que poderia despertar varias idéias. Queria que minha cabeça fosse um pendrive de 100GB. Mas como lidar com frustrações é uma arte, vou mantendo a calma, aproveitando aquilo que eu consigo absorver e sempre, sempre discutindo novas (e velhas) idéias.

6 comentários:

Eliane, a Lia disse...

eu ia deixar para postar esste texto semana que vem, para manter (ou tentar mnter) uma rotina de postagens semanais, mas esse texto ficou tão, mas tão legal, que não aguentei esperar ^^

Juliana Americo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Americo disse...

"E escrever instiga a pensar, força a mente a desenvolver a idéia", concordo plenamente! Quando a idéia pinta, o melhor é escrever.

Estou curiosa para saber sobre o adaptador tabajara. eu sei o que é? heheheh

Eu também tenho a sensação que existe muita informação para o meu cérebro amrmazenar. Acho que temos que selecionar o que é mais importante - o que é realmente essencial sabermos - e deixar o resto nos pendrives de verdade para eventuais consultas :-)

Bjs

Juliana Americo disse...

P.S.: Quando vamos inaugurar nosso blog? :-) Temos que sair desta inércia!

Eliane, a Lia disse...

olha, aquele tema que eu me propus a fazer, tô apanhando... muito difícil! Mas o texto tá escrtito, só falta organizar. PEguei um cladograma do Life para mostrar onde estaria a nova sp de australopiths... essa semana sai. rs
se quiser inaugurar com o texto do venter, acho melhor, para não perder o timing da notícia. Assim a gente estreia bombando rs

Juliana Americo disse...

Que saudade de ler este blog.. :-)