sábado, 24 de outubro de 2009

Se pudesse trocar, qual seria seu novo nome?


Você gosta do seu nome? Eu não curto muito o meu (Eliane). Acho incomum, que as pessoas não memorizam facilmente. Por isso que, no fim do ensino médio, escolhi um apelido, que na faculdade pegou muito bem: Lia. Tirando as piadinhas de um certo professor da faculdade sobre o pretérito imperfeito do indicativo do verbo ler, eu gosto muito do meu novo nome. Curto, sons simples, fácil de memorizar. Por se também um nome real, as pessoas acabam achando que este é o nome que consta no RG. Em certas ocasiões, minha apresentação costuma ser um pouco longa: "Oi, meu nome é Eliane, mas todo mundo me chama de Lia".

O raciocínio de que existe um "bom" nome, um nome ideal para coisas e pessoas é óbvio. Se o nome for simples, ou que contenha algum tipo de sonoridade, até mesmo alguma rima, ele pega. Acho que o pessoal que trabalha com marketing sabe muito melhor que nós a força que os nomes têm. E artistas em geral (atores, cantores, pintores, etc), que têm a opção de se rebatizar diante da população, como devem sofrer para escolher (ou manter o nome da certidão)! Afinal, alguém conhece um tal de José Eugênio Soares? Não? Ele é gordinho, de cabelos brancos, óculos quadrados, que tem um programa de entrevistas de madrugada e que fala: "Um beijo do gordo?" Descobriu? Além de programas de tv, filmes, tudo isso tem a força do nome atrelado, que deveria dar uma dica (ou não) do que se trata. Um bom nome, que cause simpatia ou desperte curiosidade, já ganha 20% do público, independente de a atração ser boa ou não. Quantas vezes não dizemos "ih, o nome do filme era tão sem graça, mas foi um filmaço!" (não entraremos no mérito de discutir as traduções e versões para português de títulos americanos, que acho super sem-graça).

Na web, nos deparamos com as mesmas indecisões dos roteristas e cineastas quanto à questão do nome. Quando criei o blog, batizei-o de "Observar, descrever e analisar" para nortear o meu objetivo de ter um espaço para escrever e discutir planejamento e resultados de experimentos, revisar literaturas e relacioná-las com as problemáticas de bancada, busca por soluções. Enfim, fazer ciência. São apenas três palavras, de tamanho médio, mas elas não combinam, o nome não é "fluido", as palavras não fáceis de falar rápido. Eu comecei a pensar nisso já durante o II EWCLiPo, onde convivi por 3 dias com autores dos mais variados blogs com nomes que acho sensacionais, como "rastro de carbono", "rainha vermelha", "RNAse free" e, claro, "Você que é biólogo" (este sim, um nome grande mas fluido, se vc falar rápido ele sai fácil: "vcêquiébiólogo"; ao contrário de "Lablogatório", junção de laboratório com blog, que é praticamente um trava-línguas). Acho estes nomes criativos, sugerindo (ou não) do que se trata o blog.

Em meio desta tempestade de ideias, decidi mudar o nome do blog para "laboratório 32" - que não por acaso é o endereço deste blog. Mas por que cargas d'água não pus este nome no início? Boa pergunta: eu não me lembro. :) Apesar de não ser lá muito criativo, atende meus outros requisitos, é curto e é fluido, tem sonoridade, fácil de falar. Numerais costumam também ser problemáticos, mas este se encaixou certinho.

Então estou feliz e satisfeita com o novo nome. E este texto é bem mais legal do simplesmente dizer "oi gente, mudei de nome. Agora sou Laboratório 32". O próximo passo vai ser mudar o visual, mas isso fica pra outro dia.

6 comentários:

Juliana Americo disse...

Sensacional é este post!
Se lembra que a gente ficou discutindo sobre nomes de blogs lá no saint tropez durante o II Ewclipo? hehe apesar da coca-cola, eu me lembro! mas nossa idéia "genial" do blog conjunto parece que todo mundo esqueceu :/

Juliana Americo disse...

Ah agora tem até foto no perfil! Onde é? Em genova? :)

Eliane, a Lia disse...

Rs, modéstia a parte tb gostei do meu post ^^
eu esqueci nada, não comentei pra ver se mais alguém levantava a bola. Segui o mesmo raciocínio q escrevi em um dos últimos posts, de esperar pra ñ ver se era fogo de palha... já até estou com algumas ideias na cabeça...

Eliane, a Lia disse...

é lá mesmo, aquela do jardim japonês, mas tô tentando diminuir, tá enorme!

Juliana Americo disse...

Ahh eu sabia que era Genova, eu reconheço até a água daquele lugar! hahaha

Ah eu não falei mais nada por que a participação tem que ser por livre e espontânea vontade, não é algo para participar só por pressão ou sei lá o que...portanto, depois me diga suas idéias :-)

Ricardo Oliveira disse...

Sem dúvida a parte mais difícil pra mim foi escolher um nome pro blog! Eu fiz uns 3 blogs até em endereços diferentes até chegar a um consenso de nome! hehehe

Abraço!
Goiaba