segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Aprendendo estatística


No ônibus a caminho da praia vermelha, sentada no degrau do ônibus, fui selecionando os capítulos mais relevantes da minha mais nova aquisição, "Introdução à estatística", do Mario Triola. Eu recomendo este livro para quem está estudando estatística na faculdade (ou se descabelando antes de alguma prova, ou diante de seus dados de pesquisa). Ele tem uma linguagem simples, às vezes até "engraçadinha", com umas piadinhas aqui e ali, bastante, mas muitos mesmo, exemplos reais da aplicabilidade das estatísticas e muito exercício (mas somente as questões ímpares tem resposta - até compreendo, se todas tivessem o livro umas 800 páginas, em vez de 600 e pouquinho).
Eu ambém tenho outro livro de estatística, o "estatística sem matemática", de William Magnusson e Guilherme mourão. Apesar de o título ser atraente e finura tentadora (apenas 133 páginas) ele é um livro mais complexo, em que seus conceitos básicos em estatística devem estar bem consolidados para que você acompanhe e tire proveito do livro. Ele é mais voltado para planejamento amostral, planos de trabalho, ou seja, aplicabilidade para o mundo científico. É um excelente complementos para o livro do Triola, para os pesquisadores.

Bom, resolvi encarar de frente a estatística porque sou uma criminosa confessa: eu não sabia o que fazer com os números das minhas curvas padrões do Bradford! Meu único parâmetro era conferir se o valor de R quadrado da regressão linear (sem pânico que explicarei em posts futuros) estava em torno de 95%. Porém há outras estatísticas que servem para julgar se a curva está boa ou não (mas antes de tudo, definir o QUE É uma curva boa - e Mauro, muito obrigada pela força!)
Além disso, o Triola vem com um CDROM com dois programas estatísticos e diversos conjuntos de dados que vão sendo explorados a cada capítulo. Também há no livro os chamados "projetos de internet", onde o autor propõe alguns "trabalhos" a serem feitos a partir da coleta de dados em sites indicados (como site de previsã do tempo ou esportes) e assim trabalhar a estatística utilizando dados reais.

Como eu quero aproveitar todos os recursos oferecidos - especialmente estes do CDROM, proponho a me dedicar no mínimo um capítulo por semana (claro que tudo vai depender da minha dedicação, mas sempre há passagens que não me são interessantes; além do mais, o livro possui 15 capítulos, mas marquei 7 capítulos como sendo importantes para mim). Com sete capítulos "concluiria" o "curso" em quase 2 meses. Nada mau hein? Mas é até possível que eu avance mais de um capítulo por semana, já que não pretendo ficar fazendo exercício de conta em calculadora, além de ter estudado com este livro na graduação.

Para quem se interessar, aqui está o link do livro no submarino. E aproveitem, ainda está em promoção, parcela em 3x e o frete grátis :D

4 comentários:

Juliana Americo disse...

Eu também sou crimonosa confessa. Tenho que tomar vergonha.
Bjs

P.S: deu mole hem, fez a resenha do livro, colocou o link e não vai ganhar nada com isso! heehe propaganda grátis para o submarino! hehehe

Eliane, a Lia disse...

hahahaha é verdade. mas dps eu apago o post e republico. vou falar com o cardoso pra mais dicas de monetização... pelo menos pinga umas moedinhas para pagar a ice rss

Ricardo Oliveira disse...

Lia, esse livro tem explicacoes boas pra analises de dados pra ciencias sociais?
Ele cita algum metodo de analise qualitativa?

Bjs!

Eliane, a Lia disse...

olha ricardo, de cabeça agora eu não lembro. vou dar uma olhada. se vc quiser ,e utrago para o Fundão e vc dá uma olhada e confirma se interessa ou não...