O segundo dia do simpósio foi menos empolgante para mim, talvez por "boiar" em muitos dos assuntos tratados neste dia. Os temas centrais foram patentes (não consegui chegar a tempo para esta palestra), possíveis conflitos entre universidade-empresa e Leis do bem e de inovação tecnológica.
A messa redonda sobre os conflitos entre empresa e universidade esperava mais, no sentido de ver exposto os atritos - se é que existem - entre estas duas instituições. O que mais me marcou foi a divisão que o Franklin Rumjanek fez entre pesquisa básica e aplicada, e que esta última que seria o laço entre empresa e universidade.
Mas o que mais me chamou a atenção foi a palestra do Ricardo Pereira, da agência UFRJ de Inovação - primeiramente por saber que existe um órgão como este dentro da UFRJ! Um dos principais objetivos é, segundo o folder que ganhei "estimular a cultura de proteção de novas tecnologias, visando à transferência tenológica em benefício da sociedade" Trocando em miúdos, pode ajudar artistas, inventores e CIENTISTAS a proteger suas obras através da propriedade intelectual, garantindo o retorno dos recursos investidos.
E para completar o time dos graúdos das agências financiadoras, também foi Luciano de Azevedo Soares, coordenador geral da CAPES, que trouxe a estrutura da CAPES, que os EUA possuem 1/3 da produção mundial de artigos, que a UNICAMP detém o maior número de patentes registradas no portal CAPES.
Tenho que admitir que achei este segundo dia maçante, aliado a um forte sol e sala nada fresca. Mas no geral, como primeiro simpósio que assisti, aproveitei bem aquilo que consegui absorver e que fizeram sentido para mim, abrindo alguns horizontes que não imaginava poder (ou como) seguir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Lia!
Sou da Assessoria de Comunicação da Agência e ficamos felizes com seu interesse pela palestra do Ricardo e por nosso trabalho. A ideia é realmente essa, que todos saibam que existe uma ação que estimula a Universidade a inovar.
Lembrando que estamos sempre à disposição pelos nossos canais de comunicação e também em nossa sala, aqui no prédio da Reitoria (810b - 8º andar). Além do blog e do site, você pode entrar em contato com a gente pelo telefone 2598-1748.
Abraços,
Marcello Corrêa
Assessoria de Comunicação
Agência UFRJ de Inovação
http://twitter.com/inovacaoufrj
obrigada Marcello!!! A existência de um ótgão como este na universidade disposta nos ajudar foi uma ótima surpresa! Manda um abraço para o Ricardo e que qualquer dia desses apareço por aí para conversar sobre o jogo que meu grupo fez na graduação :)
Postar um comentário