terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ser multitarefa exige rotina!


No mundo corrido de hoje, é comum fazermos diversas coisas, e ao mesmo tempo. Ver tv, comer, responder emails no computador, mais cinco janelas abertas em páginas diferentes. Mas essa flexibilidade toda não estava se refletindo no lab.


Parei para refletir. E fazendo um pequeno túnel do tempo, sempre estudei. E SÓ estudei na escola. Não fazia inglês (ou outros idiomas), esportes (só natação por no máximo 1 ano, aos 8 anos) ou qualquer outra atividade extra-curricular. Para meu espanto, na faculdade até que me virei bem (para a minha surpresa), mesmo gastando quase 4 horas de viagem de ônibus, aula de manhã e tarde e estágio. Mas algo aí foi sacrificado: a saída com os amigos, o que me arrependo um bocado hoje.


Na faculdade, iniciação científica, na qual tinha o objetivo de desenvolver a cultura de células e depois testes toxicológicos com cádmio, juntamente com o estudo para o mestrado, e prática de ensino no Colégio de Aplicação da UFRJ (Cap-UFRJ). Sim, ano passado, último ano da faculdade, foi de pirar, mas dei conta. Então o que aconteceu comigo que não consigo mais dar conta das tarefas do lab?


Refletindo bastante sobre isso, identifico que a principal diferença entre o hoje e o ontem é o horário. Eu tinha horários fixos para tudo: aula Às 8h, laboratório às 13h, aula às 15h. E agora não tenho mais isso (exceto quando há as disciplinas do mestrado). E adicionando à sensação de “eu tenho bastante tempo” as coisas correm soltas, não controladas. E o tempo passa, e como passa, escorre pelas mãos, como diria Lulu Santos.



Alguns textos deste blog me inspiraram a mudar essa situação para melhorar a minha produtividade. Esta semana estou montando a minha rotina, com os horários bem marcados, tal como a Supernanny faz com os “anjinhos” que ela dá jeito. Só assim vou conseguir: ler artigos, estudar três assuntos diferentes relativos ao mestrado (MXR, metalotioneínas e diferenciação celular), estudar estatística, francês, inglês, cuidar do blog, ler emails e cuidar da casa (leia-se: lavar e passar roupa, dar faxina semanal, cozinhar, fazer compras etc etc).


O pior de tudo, acho que para 90% das pessoas da face da Terra, é levantar cedo. Sempre fui uma pessoa matutina. Claro que não pretendo fazer que nem o carinha do blog que levanta às 4 e meia da manhã, mas se eu conseguir levantar às 6 e meia fico feliz (farei isso daqui a algumas semanas), especialmente porque estou planejando a entrar na academia, e como sempre, dizia que não tinha tempo. E para conseguir levantar às 7 da manhã (nos tempos da faculdade eu já estava chegando ao fundão nesse horário) a primeira coisa a fazer é: sair do quarto. Automaticamente levantar, desligar o celular (estrategicamente longe de mim) e sair do quarto, sem dar tempo do cérebro implorar pela soneca gostosa. Fazer pipi, lavar o rosto e... fazer origami pelos próximos 20 minutos (a recompensa).


E hoje fiz a divisão dos horários. Acordar às 7h, chegar ao lab às 9h, sair às 18h (válido para todos os dias – o resto vou planejar ao longo da semana). E de noite, ao chegar do lab, primeira tarefa: estudar estatística, das 6 e meia até 8 e meia. E terminei o capítulo um!!!!!Em breve vou resenhá-lo aqui, como prometido em alguns posts anteriores. Ao longo da semana, vou fixar os melhores horários para estudar os temas importantes do mestrado (pois estudo escrevendo) para não ficar longos tempos sem ter contato com algum determinado assunto. Só assim que vou progredir, fazendo os assuntos de “disciplinas escolares”, com hora pra começar...e terminar! E assim, mantenho sempre o foco naquilo que estou fazendo. Ou seja, se vou usar o computador, só será para aquele propósito, sem me distrair lendo emails, navengando pelo facebook (porque estas coisas terão seus horários para se fazer).


Bom, no site ele dá várias outras dicas. Tá em inglês, mas vale a pena passar o site por algum tipo de tradutor online.


Um comentário:

Juliana Americo disse...

No lab, eu me viro bem, mas estou precisando deste tipo de organização para o meu trabalho em frente ao computador. Tenho que aumentar a minha produtividade tb! Estou muito devagar...e concordo com você, acordar cedo é fundamental!
Bjs