quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nanotecnologia da UFRJ - o que esperar do curso?



Ultimamente ando interessada em coisas que terminem em “-tecnologia”. No mês passado, fui a um simpósio de biotecnologia. E hoje, assisti a uma palestra sobre o novo curso de nanotecnologia que a UFRJ começou a oferecer já no vestibular 2010 (ah, acabou a década dos 00...). A palestra foi lá no IBCCF e dada por um dos coordenadores do curso, Gilberto Weissmüller. Ele falou um pouco da escala nanométrica (“se você dividir a Terra por um fator de 10 elevado a oito, você terá uma laranja de diâmetro de 10 cm; e se dividir esta laranja pelo mesmo fator de 10 elevado a 8, você terá uma nanoesfera” - não é algo lá muito intuitivo, mas achei curiosa estas relações), dos cursos de nanotecnologia oferecidos no mundo. O primeiro foi oferecido em Toronto, Canadá, em 2001. E hoje, este número gira em torno de 50 cursos de nanotec. Um crescimento muito rápido, não acham?
Pois bem, vamos entender como será este curso. Ele foi elaborado por 4 institutos: Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Instituto de Física, Escola Politécnica e Instituto de Macromoléculas. Os dois primeiros anos compõem o chamado “ciclo básico”, com matérias obrigatórias para todos; no terceiro ano, o aluno opta por uma das ênfases: física, materiais e bionanotecnologia. Percebo que o prefixo “bio” está em alta – só na mídia, porque quanto a dar dinheiro...vixi, nem falo – e tenho certeza que muitos serão atraídos para este curso em busca desta ênfase. Ah, se eles chegarem lá... porque os dois primeiros anos são praticamente...física. Física purinha, juntamente com a sua fiel escudeira, a matemática. Algumas (poucas) matérias de biologia e mais outras de química. Vamos lá: física I,II,III,IV; física experimental I,II,III,IV; cálculo diferencial e integral (!!!!) I,II,III,IV. Só para citar algumas. É, meu leitor, se você escolheu este curso para o vestibular em busca do “bionano-”, vai ter que passar nos dois primeiros anos por estas matérias que citei até chegar lá. Serão oeferecidas 50 vagas, 30 para o campus do Rio e 20 para o campus de Xerém (sendo que em Xerém serão oferecidas as ênfases física e bionanotec). Aposta: quantos vão se formar, hein? Só para causar um impacto, a primeira “turma” do curso de biofísica (de 30 alunos) se forma agora. Digo turma entre aspas porque são apenas 3 formandos!!! Número comparável aos formandos de física, conhecido por ser um curso bem difícil. O curso de biofísica também é difícil, tem cálculo, computação etc mas não tanto quanto nanotec. Ah, e os alunos de biofísica estão até organizando um churrascão (soube do número de formando ao ler um cartaz divulgando o churrasco) para comemorar a formatura da tchurma!



Outra questão que me incomodou foi o aproveitamento de disciplinas já existentes para montar a grade de nanotec. Por exemplo, algumas (ou muitas, ou todas, não sei informar) disciplinas eletivas em ênfase em bionanotec. são também oferecidas para o curso de biofísica. As matérias de física do ciclo básico também devem ser as mesmas da física. Agora, será que os alunos de nanotec terão exatamente as mesmas aulas e na mesma sala que os alunos de biofísica, de física? E a questão do espaço? Vai caber todo mundo? No caso de bionanotec. será que não será perdido o foco se juntarmos turmas de cursos diferentes, com visões e propósitos diferentes? Eu achava decepcionante ter aula de spins e orbitais no semestre inteiro em química I e não ver nada aplicável para a biologia. E química I é disciplina básica do curso de biologia, imagina as disciplinas que compõem a especialização em bionanoec, será que se juntar as turmas não seria superficial e sem aplicabilidade para a bionanotec.?

É isso aí. Cria-se o curso, e logo se oferecem vagas. Depoooois é que vai se pensar em infraestrutura, salas, PROFESSORES.Não é à toa que o novo curso de Relações Internacionais é ministrado no prédio do Centro de Ciências da Saúde, no subsolo reformado recentemente... Mas tudo tem um lado bom: agora temos um banheiro novo e limpinho no subsolo.

Para mais informações, clique aqui para ir para o site de nanotec da UFRJ.

2 comentários:

Incidentes disse...

Olá, tudo bem? Cheguei aqui por causa do "azul de tripan" que vc utilizou em um experimento, sou estudante da UFMG e adorei a maneira como vc utiliza o blogue, muito interessante. Abraço. Lucas.

Eliane, a Lia disse...

olá Fribe! muito obrigada pelos elogios! E qualquer dúvida é só postar!