terça-feira, 23 de março de 2010

Estatística: Capítulo 1 Parte 1 - Pequeno Glossário


E começa a saga de eu escrever sobre estatística!!!!

É um desafio duplamente tremendo: eu aprender E ensinar estatística. Já li os dois primeiros capítulos do livro, não tive muita dificuldade. Mas para escrever... o que colocar? Como explicar? Tinha pensado “um capítulo em um post”, mas é impossível. Ficaria muito, muito superficial e chato; vou ter que dividir um capítulo em mais posts. Bom, vamos lá!

Dia primeiro de março a cidade do rio de janeiro fez 445 anos. E para comemorar, como todo ano, foi feito um bolo, este ano de dez metros de comprimento.

E o que isso tem haver com estatística? Tudo! É com o bolo do aniversário da cidade que vou (pelo menos tentar) explicar alguns conceitos estatísticos. É chato, eu sei, mas a estatística é como se fosse um “dialeto”. Se você não estiver familiarizado com os termos e os conceitos, vai ser mais difícil acompanhar os textos seguintes. Prometo atualizar esse glossário, linkando os novos conceitos dos posts futuros para páginas externas ou então para este post.

População x amostra

Grosseiramente, podemos falar que população significa “o todo” e amostra é "a parte". Adoro ganhar amostras grátis de qualquer coisa, pois eu experimento um pouquinho do produto (a amostra) em vez de comprar a embalagem inteira (a “população”). Se tomarmos o bolo como exemplo, todo o comprimento de dez metros seria a “população”. Os vários pedaços que foram distribuídos, as “amostras”. A partir da amostra, podemos inferir (palavra muito comum em estatística. É um “eu acho” que você diz com base em algum número) se o bolo está ou não gostoso, se está queimado, etc. Mas existem populações que temos que estimar o seu tamanho, pois nunca saberemos o número absoluto. Por exemplo, nunca conseguiremos contar quantos tigres ainda existem na China. São coletadas amostras, que representarão a população, para calcular aproximadamente o total de tigres existentes.

Parâmetro x Estatística

Já vi algumas pessoas utilizarem o termo parâmetro de modo equivocado. Falamos em parâmetro quando estamos lidando com dados de uma população. No tópico anterior, eu falei do bolo para explicar população, que nós conhecemos e podemos medir, pesar, etc. Estes seriam parâmetros. Já o que usamos para descrever uma amostra é uma estatística. Média, mediana, desvio-padrão, etc dos pedaços do bolo, são estatísticas das suas amostras (os pedaços do bolo).

Dados qualitativos x dados quantitativos

Os dados qualitativos são aqueles não-numéricos: a cor dos confeitos que enfeitavam o bolo ou sexo das pessoas que estavam na fila pra comer o bolo. Você pode dar a eles números (quantos vermelhos ou amarelos), mas a característica, o dado em si, ele é qualitativo, pois existem várias categorias. Já os dados quantitativos são aqueles que medimos, pesamos. Por exemplo, o peso do bolo nos últimos dez aniversários da cidade ou a quantidade de ovos utilizada no bolo, nos últimos dez anos. E ainda podemos classificar os dados quantitativos em discretos (número finito, que represente contagens – a galinha não vai colocar meio ovo) ou contínuos (o peso de cada bolo em cada ano. Este valor pode assumir um valor com infinitas casas decimais)

Atenção: “alguém poderia falar: ah, mas se fizermos a média de todos os ovos vai dar um número “quebrado””. Ok, concordo, mas aqui estamos classificando os DADOS, aquilo que observamos e anotamos, e não a estatística (ou parâmetro), que é a média.

Bom, por enquanto é só. O próximo post vem já já!

2 comentários:

Juliana Americo disse...

Bom, muito bom! :)
Bjs

Eliane, a Lia disse...

obrigada meninas! espero a visita de vcs sempre!!