domingo, 28 de março de 2010

Pequeno Glossário Parte 2


Apesar de não serem muito utilizados, estes termos que acho importante ter escrito em algum lugar, para consulta. Lá vai!

Tipos de mensuração (tipos de medida)

1) nominal: são nomes, rótulos. Não dá para colocar em ordem (crescente ou decrescente). Ex.: respostas do tipo “sim/não/indeciso”. Atenção, quando digo isso, me refiro ao SIM, ao NÃO e ao INDECISO, e não aos números atribuídos a eles. Em uma pesquisa, em que 35 pessoas respnderam SIM, 20 responderam NÃO e 4 responderam indeciso, eu posso escolher a ordem para a apresentar: sim-não-indeciso ou indeciso-não-sim ou não-indeciso-sim. Não faz diferença, ok?

2) ordinal: existe ordem, mas não existe relação numérica. Por exemplo, o numero das camisas dos jogadores de futebol. Você pode colocar em ordem (camisa 2, 4, 6, 15, 34), mas faz algum sentido tirar a média desses números?

PS.: eu também ia exemplificar o ordinal com números de CEP, mas em um exercício, o livro diz que CEP fica na categoria nominal. Eu não concordo, pois temos números, que podemos ordenar (do menor para o maior, por ex.), mas que não faz sentido tirar a média, como o caso das camisas de futebol. Vai entender...

3) intervalar: é igual ao ordinal, mas existem relações numéricas, só não existe o “nada”. Você ver no termômetro 0°C, isso não significa ausência de temperatura. E 20°C NÃO é duas vezes mais quente que 40° (ok, essa tenho que admitir, eu tive que ficar pensando um pouco sobre essa afirmação). Outro exemplo: relação de anos em que o Brasil ganhou a copa: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002. Podemos ordenar esses dados, mas se tirarmos a diferença de 1970 e 1958 temos o n° 12. O que esse número representa? Tem alguma razão, proporção, etc? Um é “duas vezes” o outro?

4) Razão: Este tem as características de o “nada” está presente e existem proporções. Minha
carteira tem R$0,00, significa que não tenho dinheiro nenhum. Hoje eu levo 30 minutos até a faculdade, quando eu morava em outra cidade, eu levava 90 (!!!) minutos, ou seja, eu levava 3 vezes mais tempo do que hoje! (mas continuo com R$0,00 na carteira rs)

DICA: Para diferenciar intervalar e razão, basta pegar dois valores, onde um é o dobro do outro e reflita: “duas vezes faz sentido para estes valores?”) Se sim, então é razão. Se não, é intervalar.

por enquanto, o glossário termina por aqui. Até o próximo post!

2 comentários:

Juliana Americo disse...

Este post terá alto indíce de acessos pelo google! :-)
Bjs

Eliane, a Lia disse...

tomara! rs