terça-feira, 22 de abril de 2008

até pra isso o google serve...



Tenho que expressar o meu estarrecimento - pra não dizer boquiaberta - sobre como eu achei o artigo que venho buscando há meses (com alguns longos intervalos entre as buscas, claro).

Admito que sou péssima em procurar coisas, e isto inclui artigos. mesmo com a referência completinha, tirada dos dados bibliográficos, abro sciencedirect, periodicos capes, web of science, agora tb monte sinai e nem tchum.

Um exemplo: a silvana me mandou umas referências legais que um pesquisador alemão mandou. revista: aquatic biology, e eu procurando por aquatic toxicology. e ainda mandei email pra sil dizendo q não tinha online ainda rs. Bom, fui procurar pela aquatic biology, e não achei nos sites de busca citados anteriormente. Perguntei a ela como tinha conseguido, esperando como resposta um site de busca que eu desconhecia, e como resposta: "google".

Juro que duvidei. não da sil, mas duvidei que o google poderia me fornecer um artigo que não achei (incompetência?) no sciencedirect & cia. e hoje tirei a prova. procurei no google o tal artigo que eu queria. e eis que ele me aparece. duvidei mesmo, até porque a revista, "zoological studies" é específica do japão e adjacências, pensei "ah, por isso que não tem nos portais de pesquisa". mas nada, nada está além do google. e novamente, para até eu mesma crer, o artigo estava ali, no meu monitor. salvei rápido, do jeito que tá chovendo aqui, é capaz de faltar luz...
E Mauro, vou postar já já o artigo que vc me mandou. ele não é fácil, tô tentando extrair o máximo.

2 comentários:

Unknown disse...

Lia, confesso que quem ficou estarrecida de vc não ter encontrado os artigos fui eu! Acho sempre que vcs que nasceram ou viram despontar a era da informática com idade precoce são melhores do que eu, que tive meu primeiro computador (e fui pioneira) aos 35... Mas isso é que é troca de experiência! No caso, a experiência que vc me trouxe foi essa história de blog. Vc foi a primeira pessoa a quem fiz comentários (aliás vou fazer comentários no blog do Mauro, pois por causa do teu, entrei novamente no blog dele, depois de acho que um ano...e vi que tenho que fazer alguns). Mas troca de experiêcias é isso, todos ganhamos. Quer outro exemplo? Meu pai, que vai fazer 86 anos em maio, é um intelectual, mas com viés altamente católico, portanto, pasme, como filósofo antigo, nunca acreditou na teoria da evolução. Brigamos muito ao longo da vida por causa disso. Porém, me indicou o livro o Ernst Mayr (Isto é biologia) que trata da filosofia da ciência e me ligou dia desses pra dizer que finalmente tinha me entendido. Ou seja, eu , a vida toda, tentei explicar (mas santo de casa não faz milagre) o que é a biologia, e ele foi atrás da linguagem dele, a filosofia. E eu fui ler o livro, que recomendo...

Juliana Americo disse...

Quando eu não encontro muitos artigos nos sites de buscas tradicionais, eu apelo pro google mesmo... :-)

E não é que outro dia eu coloquei o título de um artigo no google (que estava indisponível em todos os sites científicos possíveis) e consegui baixá-lo?!

Além disso, o oráculo sempre tem uma resposta, seja qual for sua dúvida! Mas tem que saber selecionar bem os resultados das buscas..

Não é a toa que Google é a marca de maior valor no mundo (66 bilhões de dólares)!