segunda-feira, 21 de julho de 2008

Curso citoesqueleto na Fiocruz - dia 1

Sei que devo os processos da preparação que estou fazendo para microanálise de raios-X, mas os próximos posts serão sobre o curso de citoesqueleto que estou fazendo esta semana na Fiocruz. Este curso a Ju que me indicou, o Mauro e a Silvana acharam ótima idéia, e eu também. Exceto pelo fato de: ter que abrir mão da viagem de Pedologia (matéria compactada de férias, seria minha última eletiva!), ser justo na semana da liga mundial de vôlei (que eu queria ir a todos os 2 jogos do Brasil + semi-final e final, mesmo gastando uma pequena fortuna) e abrir mão de fazer uma barraquinha na festa junina da Biof, em parceria com a Ju, me divertir muito e quem sabe arrecadar uns trocadinhos para o o PRIMO15.
Bom, vamos lá. A Fiocruz é linda, grande, muito aconchegante, nem parece que fica encravada em um bairro onde o "bicho tá comendo", leia-se tiroteio confusão e morte, Manguinhos. Não ficava com medo, até descobrir que a "Faixa de Gaza" (R. Leopoldo Bulhões) fica atrás da Fiocruz. Para dizer a verdade, aquele lugar é outro mundo. (em breve fotos).

Jeito Lia de ser: sempre me perdendo. Achei que a sala fosse no IOC - onde fiz minha inscrição, mas na verdade era no pavilhão ao lado da biblioteca central. E voooolta a Lia tudo de novo, e quem conhece lá sabe que é longinho...mas a amanhã estava agradável, então nada como uma caminhada para acordar.
No pavilhão certo, o curso, marcado para as 9 da manhã, atrasou um pouquinho. Fizeram-se as apresentações, o material (camiseta, pasta, bloquinho, caneta com calendário e apostila) foi distribuído. A 1a parte foi com a Moema, sobre origem do citoesqueleto. Muito interessante, há proteínas semelhantes em procariotos que fazem "papel" de citoesqueleto, inclusive com conformações parecidas e origem evolutiva. Já a 2a parte, com a Alessandra, foi sobre a estrutura do citoesqueleto: ela abordou os 3 componentes do citoesqueleto, as moléculas que compõem cada filamento, proteínas acessórias, miogênese e miofibrilogênese (você sabe a diferença? Então me deixa um recado! Responderei nos próximos posts), importância de cada filamento do citoesqueleto. Foi um pouco corrido, pois estávamos com o tempo apertado, mas como a maioria das informações estavam na apostila, anotei só o necessário.



Componentes do citoesqueleto: microfilamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. À esq. imagens em MET.


À tarde, focamos nas técnicas de estudo das células - e como estudar citoesqueleto. Era a parte que mais me interessava. O Rubem é muito bom, e quando olhei no relógio já eram 15:40! (Começamos às 14:10h). Falamos desde microscopia óptica, um pouco do histórico, limite de resolução, objetivas, campo claro, contraste de fase, contraste de fase interferencial, confocal (finalmente entendi confocal!), MET, MEV, um pouco de criofratura e a novidade da M.E. de força atômica. Enfim, nesta parte tive a oportunidade de esclarecer todos as lacunas que eu tinha sobre técnicas (não fui muito feliz em bio geral, como muitos devem saber). E na 2a parte, a Mariana abordou os métodos utilizando imunofluorescência (mais uma vez muito esclarecedor): anticorpo(AC) primário, AC secundário, autofluorescência que o material pode emitir confundindo as análises (será que minhas céls tem isso?!), abordagens da marcação direta (a molécula que fluoresce, o fluorocromo, tá conjugada, quer dizer, ligada, ao AC primário) ou indireta (fluorocromo conjugado ao AC secundário), marcação com drogas (é o que faremos nas aulas práticas) e marcação por GFP.



Marcação por fluorescência. Em vermelho: actina; em verde: microtúbulos; em azul: núcleo

Este primeiro dia foi ótimo, muito bom, me ajudou a entender muita coisa que me confundia, que sabia só uns"pedacinhos", agora ganhei mais peças para completar o quebra-cabeça rs. Tá bom, ok, vamos lá, fiquei boquiaberta, não pensei que seria tão legal o citoesqueleto, em especial estudá-lo :)
Ah, para responder a pergunta não vale procurar no Google! ;)

Um comentário:

Juliana Americo disse...

Muito legal o texto! Que bom que o curso está valendo a pena, foi boa a indicação, então. Acho que vai ser bem proveitoso para você pelo fato de abordarem bem as técnicas de estudo do citoesqueleto. Parece bem legal!
Não sei a diferença entre miogênese e miofibrilogênese, como perguntar ao oráculo é contra suas regras, vou esperar seu próximo post para saber a resposta...
Abs