terça-feira, 22 de julho de 2008

Curso citoesqueleto na Fiocruz - dia 2

Mais uma vez cheguei calma e tranquilamente na Fiocruz, por volta das 8:30. Dei uma volta em torno do Pavilhão onde o curso estava acontecendo, para explorar novas áreas e descobri uma lanchonete. Órimo, parei para tomar um café e comer um pão para começar o dia bem alimentada.


Hoje a manhã inteira foi com a Moema, sobre motilidade e divisão celular. Muito bom. A parte de divisão celular também foi muito proveitosa, prestei bastante atenção (principalmente porque é tema da minha regência no CAp). E o incrível que o papel do citoesqueleto não é somente na formação do fuso mitótico (que alinha os cromossomos no centro da célula, lembra? Não? Então olhe a foto abaixo), composto por microtúbulos.


O fuso mitótico está em verde: ele é composto por microtúbulos

A dinâmica dos microtúbulos é fascinante: polimeriza, despolimeria, proteínas motoras agindo como carrinhos sobre os microtúbulos, empurra organela pra lá, cromossomo pra cá... actina participando da citocinese, formando o anel que vai separar a célula em duas, associa-se à actinina, que também tem ajuda dos microtúbulos no processo...sem falar os videozinhos que a Moema selecionou, como este abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=CzPGhYiGyZ8



Parte da tarde, fomos ao laboratório fazer experimentos, cujos os resultados iremos apresentar em um seminário ao fim do curso. O meu grupo vai verificar a apoptose em células do timo. Para induzir a poptose, usamos uma droga - a dexametazona, velha conhecida das mamães por ser um composto de vários xaropes. As células já tinham sido incubadas a dexa- por 18h. Hoje fixamos as células, aderimos com poli-L-lisina (velha conhecida minha) e paramos por aí no protocolo pois já era 6 da noite.

A vantagem de as etapas serem longas (fixação,centrifugação, etc etc) é que...fazemos nada nesse meio tempo rs. Quer dizer, foi bom para nos conhecermos mais, interagir, bater papo, perguntar o que cada um faz, os planos de mestrado, e...histórias. Histórias de viagens a congressos, histórias de m... feitas no lab - afinal IC sempre faz m... e, o mais interessante: o Rubem me contou que seria uma opção correr atrás de patrocinadores como a Zeiss para tentar custear minha passagem para Bordeaux. E pensei, é claro, no meu grande amigo Marco Aurélio, que trabalha em uma empresa de materiais para laboratório e com quem praticamente compramos tudo. Será que o meu rostinho e a minha simpatia convencerão a chefia a me patrocinar? Veremos...

Ah, a resposta da pergunta do post anterior não esqueci. Só estou muito cansada, exausta mesmo, para responder hoje ;)

Um comentário:

Mauro Rebelo disse...

Você já viu as fotos de hemócitos do Petrus onde têm células em mitose?