sábado, 26 de julho de 2008

Curso citoesqueleto na Fiocruz - dia 4

Quinta-feira. Penúltimo dia.

Na parte da manhã tivemos aula com a Alessandra, sobre interação parasita-hospedeiro. Como estava muito cansada de ontem, me dei "ao luxo" de sair da cama um pouquinho mais tarde, até porque já sabia os horários que o Madureira (o ônibus que vai direto para lá e que passa a cada meia hora) passava e também não era um assunto que não me interessava taaanto. Ainda bem que cheguei a tempo de começar a aula, pois, além de a Alessandra dar aula maravilhosamente bem, o assunto foi muito interessante e ela disponibilizou diversos artigos sobre citoesqueleto e de imunologia (especialmente sobre vírus) que sempre são cobrados nos concursos da Fiocruz.

Mas o mais legal foi a técnica que ela mostrou para evidenciar citoesqueleto por...microscpia de varredura! Sim! com o uso de Triton, um detergente, a membrana citoplasmática é degradada e o que sobra é o cito... achei genial, algo que acho que vale a pena eu tentar nas minhas células...


À tarde tivemos microscópio confocal, para vermos nossas lâminas que montamos ontem. Nem preciso dizer que fiquei ba-ban-do com o brinquedinho. lógico que mal encostamos nele - só olhei as células e ajustei o foco. E o programa de imagem, tudo de bom...

Ainda bem que, por sorteio, fomos o primeiro grupo a ver as lâminas, o que significa que saímos mais cedo. O que não significa que cheguei em casa mais cedo, pois o Madureira demorou horrores, ficamos eu e a Tati esperando no ponto, a Av. Brasil parada... E chegar em casa também não significa descansar, pois amanhã é o último dia e o dia da apresentação do seminário. Medo! rs

Nenhum comentário: